
Mamografia: como funciona esse exame?
A mamografia é uma radiografia das mamas. E este exame pode ser realizado em técnica digital.
O exame geralmente é feito a partir dos 40 anos, sem limite máximo de idade. Na verdade, o risco de câncer de mama é um risco que se acumula ao longo dos anos.
Portanto, caso haja histórico de câncer de mama na família, a mulher pode se prevenir e começar a fazer o exame mais cedo.
Antes dos 40 anos, as indicações para mamografia são discutidas caso a caso.
Processo para realização do exame
Para realizar este exame, o operador usa uma máquina de mamografia.
Portanto, este dispositivo consiste em um gerador de raios X de baixa energia e um sistema de compressão de mama.
O exame consiste em comprimir as duas mamas sucessivamente e, em seguida, expô-las a uma dose baixa de raios-x.
A compressão é obtida por uma almofada compressiva especialmente desenhada para este tipo de exame e ajustada pelo operador especialista de forma que seja indolor pela paciente.
Essa compressão, sem esmagar a mama, permite a expansão do tecido mamário, o que facilita a visualização das estruturas da mama e possibilita a redução da dose de radiografia aplicada.
Em média, 2 a 3 fotos por mama são realizados conforme necessário e às vezes mais para aprofundar o exame.
Mamografia digital direta
A operadora avisa o final do exame sem ter que revelar as imagens (imagens lidas diretamente no monitor de diagnóstico), o que reduz consideravelmente o tempo de espera pelos resultados.
Esses resultados serão então comunicados à paciente pelo radiologista que ela verá em consulta.
Ele fará um exame clínico (palpação das mamas) e depois uma análise comentada da mamografia. Dependendo do resultado da mamografia, o radiologista pode precisar completar o exame com uma ultrassonografia da mama.
Os exames de mamografia são realizados por técnicos especializados. A dor durante o exame relacionada à compressão da mama entre duas placas é de baixa intensidade.
O técnico fica ao lado da paciente o tempo todo, explicando todas as etapas do exame.
A consulta e os tempos podem ser reduzidos com aparelhos de alta tecnologia.
Além disso, a mamografia usa raios X e nenhuma lesão induzida por radiação foi demonstrada desde que esta técnica existiu. Isso porque a dose de radiação sendo geralmente muito baixa.
Ao final do exame, os resultados com as imagens da mamografia e o laudo serão entregues à paciente antes mesmo que ela saia do consultório, na maioria das vezes.
A taxa de monitoramento é discutida dependendo do caso (idade, densidade mamária, história familiar, etc.) pelo seu médico e seu radiologista entre 12 e 24 meses.
E então, gostou de saber mais sobre o procedimento da mamografia?
Portanto, deixe o seu comentário abaixo, e compartilhe esse post em suas redes sociais!